Análise de Lactato para Técnicos de Triathlon - Coerência

A discussão seguinte irá fornecer para ambos, técnico e atleta, conhecimento fundamental tanto como dicas praticas para assegurar " o cumprimento das promessas da análise de lactato. Esta sessão irá discutir os fatores que podem afetar um resultado e enfatizar a importância da coerência.

A importância da coerência.

É importante que o técnico e atleta saibam quais fatores afetam os resultados dos testes. Se um técnico realiza um teste em uma tarde úmida, em grama molhada depois de dois dias de treinamento leve os resultados serão diferentes se o mesmo teste for realizado em uma manha fria e seca com ventos em pista um dia depois de uma competição importante? A resposta é: naturalmente os resultados vão ser diferentes. A próxima questão é "quais destes fatores afetam os resultados do teste?" A resposta é: todos eles afetam, mas não da mesma maneira.

Você notou que eu não mencionei os testes de lactato nos parágrafos acima. Cada tipo de teste irá ser afetado pelos fatores acima seja: prova teste, aferição de freqüência cardíaca, sensação de esforço ou outra medida que o treinador use. Para vencer você precisa testar. Pare testar você precisa ser coerente. Então para vencer ou se sobressair você deveria escolher os mais apropriados testes que você possa achar e controlar.

O ponto importante é ser consistente de um teste a outro. É impossível escolher um ambiente ideal de teste, mas ao mesmo, o técnico e atleta podem tentar escolher a mais coerente situação para cada teste. Isto não significa que você não pode testar porque os ambientes para teste nunca podem ser o mesmo. Se você não testa, os atletas nunca iram se aproximar de seu real potencial, uma vez que eles não iram nunca conseguir o "feedback" necessários para melhorar. Para usar uma frase de Freud, aqueles que não testam "estão em contradição"

Quais fatores podem afetar um teste?

A seguir se encontram uma série de exemplos de como vários fatores podem afetar testes de lactato. Estes se propõe a mostrar ao técnico e atleta 1) como diferentes circunstancias do meio ambiente podem afetar um resultado e 2) o valor ou importância da coerência nos testes.

A natureza específica de cada teste para cada modalidade esportiva

Resultados de teste são somente válidos para a modalidade esportiva praticada durante o teste. Deste modo, resultados de um teste de ciclismo não podem ser usados para avaliar o condicionamento da natação ou da corrida de um atleta. Nunca se deve extrapolar os resultados de um teste em uma modalidade para outra. Cada esporte usa diferentes músculos e requer técnica completamente diferente.

Exemplo 1A - Um nadador de elite foi testado sobre um período de 4 anos em corrida e natação. Nenhuma diferença em capacidade de endurance ( VO2 máximo) do atleta foi visto no teste de corrida, enquanto dramáticas flutuações na capacidade endurance(VO2 máximo) foram observados no teste da natação. As mudanças do teste da natação corresponderam com as mudanças em performance na natação. (baixo VO2 correlacionado com performances mais lentas em competição nos respectivos períodos.)

Exemplo 1B - Outro estudo mostrou que o consumo máximo de oxigênio (VO2 max) de corredores testados em ciclo-ergômetro, permaneceram abaixo dos valores observados durante testes em esteira.

Testes em Laboratórios versus em Campo (local de prova ou treino)

Se você verdadeiramente precisa de um resultado de teste 100% comparável, então você está forçado a fazer um teste em laboratório em ordem de evitar uma mudança do ambiente ( temperatura, umidade, etc. ), e outras circunstancias que podem afetar resultados de testes de campo. Assim como, testes mais complicados, ou pesquisa acadêmica podem requerer testes em laboratório.

Entretanto, se o técnico ou atleta quer informação para o programa de treinamento, eles deveriam testar o mais próximo quanto possível do ambiente de treinamento do atleta. Mudanças no tempo e outras circunstancias das estações iram afetar as possibilidades de performance do atleta mas são inerentes em situações de treinamento. Estas circunstancias precisam ser capturadas nos resultados de testes de campo, uma vez que elas são muito importantes para se terem em conta para se otimizarem os processos de treinamento. Por outro lado, a comparação dos resultados dos testes de campo são menos garantidos devido a estas mudanças.

Testes de campo são claramente imperativos e são muito mais valiosos do que testes em laboratórios para o fornecimento de informação de treino.

A influencia dos procedimentos de teste nos resultados do teste de lactato

Nós sabemos que os procedimentos de teste tem um impacto nos resultados do teste de lactato. A acumulação de lactato irá acontecer em um estagio inicial em um teste de tiros intervalados, quando o descanso entre os tiros é reduzido, ou quando a duração do tiro é aumentada. O consumo de oxigênio por outro lado não é afetado pelas mudanças na duração dos tiros e descanso entre os tiros.

Exemplo 2A. - No seguinte experimento vários atletas completaram um teste em esteira, com três tiros de 3, 5 e 7 minutos cada. Em cada velocidade, os níveis de lactato foram maiores depois do tiro de 7 minutos. Para os tiros de 3 e 5 minutos o lactato não havia chegado a um equilíbrio no final do teste de um modo que as leituras são imprecisas. As leituras do lactato são afetadas pela duração do tiro e o aumento em esforço entre os tiros. Mudanças mais pequenas no ritmo e esforço entre os tiros iram necessitar menos tempo para o lactato alcançar um equilíbrio.

Exemplo 2B. - Em um diferente experimento, vários atletas completaram um teste de três etapas em esteira, mas com diferentes durações de descanso entre cada etapa. Note que as medidas de VO2 não são afetadas pela duração do tiro ou duração do descanso, e assim são menos seguras para medir condições metabólicas.

Exemplo 2C. - or outro lado, se nós compararmos a resposta em lactato, em um teste de 2 etapas (15 minutos de descanso entre as repetições) com um teste de três etapas (1 minuto de descanso), pode ser observado que o teste de duas etapas, apesar de um completo descanso entre ambas etapas, provoca uma acumulação prematura de lactato comparada ao teste de três etapas.

Influencia de outras variáveis nos resultados do tese de lactato

Nós mostramos que o atleta precisa testar no esporte em que ele treina, e que a estrutura do protocolo de teste ( duração do tiro e descanso entre eles ) irá afetar o resultados. A discussão seguinte irá demonstrar como outras variáveis podem afetar os resultados.

Exemplo 3A. Usar uma mascara para medir o consumo de oxigênio durante um teste, aumenta ligeiramente os níveis de lactato em cada estágio do teste. Assim, níveis mais altos de lactato iram ocorrer em estágios iniciais do teste.

Exemplo 3B. A superfície do terreno tem um efeito nos resultados de um teste de lactato. Grama é uma superfície muito saudável para o treinamento de corrida. Entretanto, esta superfície absorve uma grande quantidade de energia. Isto leva a uma prematura acumulação de lactato comparada a corrida em mesma velocidade em outras superfícies. A mais eficiente superfície para correr a uma velocidade moderada é uma pista de areia metalizada.

Exemplo 3C. Também se a superfície está molhada ou seca, irá ter uma influencia no resultado dos testes. A energia aumenta dramaticamente se a grama está molhada. Quando uma pista de areia metalizada está molhada, os esforço do corredor aumenta. A superfície mais neutra com respeito a interação entre molhado/seco nos resultados do teste de lactato é a pista de tartan. Por esta razão nós recomendamos que todos testes de lactato para corrida, sejam realizados em pista de tartan ou similar.

Exemplo 3D. m natação, o comprimento da piscina afeta substancialmente os resultados do teste de lactato. Quanto menor o comprimento da piscina, menor lactato um atleta irá produzir a um mesmo ritmo. Devido a estas variações diferirem dramaticamente entre nadadores, seria errôneo estimações para tempos de piscina de 50 mts, tempos vindos de um teste em piscina de 25 metros. Se você é realmente obrigado a faze-lo então é melhor tomar as diferenças nos melhores tempos do atleta para a mesma distância em diferentes piscinas como um fator de ajustamento ( ex. se o tempo de 400m em piscina de 50 mts é 5 seg. mais lento que em 25 metros, então o atleta deveria adicionar 5 seg. aos tempos de treinamentos calculados na piscina de 25 mts). Quando comparando piscinas de 25 jardas ( normal nos EUA) à piscinas de 50 metros, então um ajustamento tem que ser feito também para a distância.

Outros fatores que afetam os resultados

Os exemplos anteriores mostraram como diferentes elementos do protocolo pode afetar os resultados. Entretanto, existem outros fatores associados com o treinamento ou o meio ambiente que iram influenciar os resultados. É importante evitar tanto quanto possível estas outras variáveis uma vez que elas iram influenciar nos resultados do teste. Tais influencias podem vir de:

Nós aprendemos da prática, que uma resposta de lactato depois de treinamento de musculação pode ser alterada por 24 horas. Acumulação de lactato a trabalho sub-máximo parece ocorrer em um estagio inicial e a concentração de lactato depois de um esforço máximo permanece abaixo do nível esperado. Seria errado tomar tal resposta alterada de lactato como uma referencia para determinar o atual perfil de condicionamento físico, além da eficiência de treinamento e a dedução das diretrizes para o período de treinamento a seguir, serem certamente enganosas.

Uma similar interação, mas menos pronunciada, acontece se um treinamento intensivo em água precede um teste de lactato dentro de 24 horas antes do teste.

Exemplo 4A. Se um atleta acabou de terminar um volumoso ou intenso período de treinamento, os depósitos de glicogênio na musculatura do atleta iram provavelmente estar diminuídos. Isto irá diminuir a atividade glicolítica que é responsável pela produção do lactato. Em tal situação, a produção de lactato irá ser diminuída e resultar em uma tardia precipitação da acumulação do lactato, como também em um nível mais baixo do lactato máximo. O seguinte quadro ilustra o que acontece depois de uma competição

Sem conhecimento que o teste foi realizado depois de uma competição este teste pode dar a impressão que o atleta melhorou em endurance. De fato não é uma melhora no consumo de oxigênio (= real melhora em endurance ) mas uma reduzida capacidade para produzir lactato, que causa um deslocamento para direita da curva de lactato. Então não planeje um teste lactato imediatamente depois de uma competição ou sessão de treinamento pesado, mas sim permita 3 dias de regeneração antes do teste. Isto irá assegurar que mudanças nas resposta do lactato, possam se referir às mudanças em condicionamento.

Nós temos observado que a tarde, um atleta pode nadar cerca de 1 seg/100m mais rápido para a mesma concentração sub-máxima de lactato, quando comparado à uma sessão pela manha. Isto significa que o teste de lactato deveria sempre ser realizado aproximadamente a mesma hora do dia. Isto é especialmente verdadeiro com excelentes nadadores, onde não existe muita possibilidade de melhora uma vez que eles já tem excelentes performances. Com nadadores de elite é necessário saber que pequenas diferenças são realmente devido a mudanças de condicionamento, e não conseqüência de testes feitos em horas diferentes do dia.

Exemplo 4B. O seguinte quadro mostra três fatores que podem afetar os testes de lactato. São eles:

Planejamento é a chave

Se todas estas variáveis que interagem com o teste tem de ser evitadas, então o técnico e o atleta tem que planejar os testes de lactato com antecedência. E é até mesmo preferível planejar os testes ao mesmo tempo que o treinador e o atleta planejam sessões de treinamento importantes e fases de descansos, o macrociclo. Uma das vantagens da análise de lactato é que fornecem informação ao atleta e ao técnico, e mostra ao atleta a importância de cronometrar certos tipos de treinamento. Muitos atletas somente fazem o que parece ser o melhor para eles naquele momento, e não planejam seu treinamento com antecipação.

Como conseqüência, testes de lactato tem de ser planejados com antecedência (juntamente com o planejamento do macrociclo) e preferivelmente durante uma semana de relativo descanso, ou na primeira semana depois de um relativo descanso. Em adição, todos fatores que podem influir nos resultados do teste devem ser evitados o quanto possível, ou pelo menos levados em conta. Entretanto, o treinamento tem de ser a maior prioridade. Isto significa que testes de lactato são programados ao redor do programa de treinamento, mas nunca mude um programa de treinamento para programar um teste de lactato.

Conclusões - Para um bom teste, técnicos e atletas devem:

  1. Manter os procedimentos de teste o mais constantes possíveis,

  2. Teste em piscina de mesma metragem de onde o treinamento é executado. ( Esta tudo bem testar em uma piscina de 25 metros e treinar em uma de 25 jardas, mas não teste em uma piscina de 50 mts e treinar em uma piscina de 25 jardas, ou mesmo o contrário.)

  3. Execute o teste de corrida em uma pista de tartan, e em condições secas

  4. Evite fatores fora do protocolo de teste que podem interferir com os resultados do lactato. (Treinamento de musculação ou treinamento intensivo em água dentro de 24 horas, outros treinamentos recentes, testes cedo pela manha, aquecimentos longos, etc.). É aconselhável testar depois de um dia de descanso ou dia de treinamento leve.

  5. Planeje os testes de lactato com antecedência (junto com o planejamento do macrociclo) para evitar que estes fatores possa interferir com o teste.

Novamente nós repetimos que estas precauções são apropriadas para qualquer forma de teste, não somente com testes de lactato.


Triathlon Página Principal  |  Porque Testar?  |  Testes - Estrutura  | 
Testes - Exemplos  | Página Principal

Dúvidas, sugestões e informações sobre pedidos
1-800-462-2876 ( Estados Unidos e Canadá )
1-914-747-8572 | 1-914 -741-5623 (fax)

envie e-mail para:info@lactate.com


Atualizado 27 de marzo 2011. Conteúdo © Sports Resource Group, Inc.