Os Benefícios Do Teste De Lactato
O teste de lactato ajuda o indivíduo a encontrar o caminho na melhora da sua performance atlética. Um dos principais objetivos do treinamento é condicionar o corpo a produzir grandes quantidades de energia quando necessário. Quando um atleta produz grande quantidade de energia, o lactato é produzido como um subproduto a não ser que o atleta esteja treinado a remover e utilizar o lactato, o atleta não vai conseguir alcançar a performance máxima.
O teste de lactato traz informações que permitem ao treinador tomar decisões certas sobre o treinamento. O teste mostra ao treinador o quanto ele pode exigir do atleta, e quando não deve. Mostra também se o atleta está no auge de sua performance, ou o que estaria gerando queda na sua performance. Especificamente, o teste de lactato proporciona ao treinador:
- desenvolver um programa de treinamento individual para cada atleta,
que mostre o "stress" real que se impõe ao metabolismo do
atleta.
Cada atleta é diferente. Portanto um único programa de treinamento para um grupo de atletas, raramente funciona. Treinos que ignoram as diferenças metabólicas entre os atletas, irão beneficiar poucos, sendo que alguns estarão treinando à mais, enquanto outros à menos. O teste de lactato identifica o que está acontecendo com o metabolismo de cada atleta e assegura que se utilize sabiamente o tempo de treinamento de cada pessoa.
Treinadores freqüentemente utilizam a freqüência cardíaca para saber o efeito no metabolismo. Porém, a freqüência cardíaca é a medida direta do sistema cardiovascular e não do metabolismo muscular. A freqüência cardíaca no limiar anaeróbio, varia consideravelmente entre os atletas de condicionamento similar. O treinador necessita de informações sobre o lactato para determinar a zona apropriada de freqüência cardíaca. Além disso para atletas bem treinados, a diferença entre a freqüência cardíaca no limiar láctico e a freqüência cardíaca máxima, geralmente é muito pequena. Por estas e outras razões, prescrever um treinamento baseado somente na freqüência cardíaca pode não ser exato. - monitoração e avaliação do efeito do
treinamento no metabolismo do atleta.
Há protocolos de testes de lactato que avaliam a melhora no sistema aeróbio e anaeróbio e também no sistema fosfocreatina. Isto pode ser usado para avaliar o progresso do atleta, além do efeito de certas técnicas de treinamento. Estes testes iram indicar quais os ajustes que devem ser feitos para cada atleta ou time como um todo. Não só o atleta ficará seguro de que está no caminho certo para uma boa performance, como também o treinador irá aprender o que deve e o que não deve utilizar para cada atleta.
Quando a curva de lactato pela velocidade não mostrar nenhuma melhora, tanto o atleta como o treinador irão buscar respostas para a falta de evolução. Muitos treinadores ignoram a estagnação ou até a perda da performance de seus atletas O teste de lactato poderia explicar o porque deste problema. Juntos, treinador e atleta, poderiam ajustar o treinamento de acordo com as prováveis causas.
- determinar se o atleta está produzindo muito ou pouco
lactato durante uma sessão de treinamento.
Uma coisa é prescrever intensidade, freqüência , duração e a pausa entre intervalos para o atleta, a outra é produzir o stress desejado. Os testes de aferição são a chave para se saber o que está ocorrendo com o atleta em qualquer instante. Treinadores irão saber o quanto podem "puxar" do atleta, quando "segurar" e como ajustar o trabalho para ter o resultado desejado.
- conhecer se a habilidade de cada atleta em remover o lactato
está melhorando ou piorando.
A habilidade em se ter uma remoção rápida do lactato no músculo é uma das chaves para o sucesso do atleta. Testes em recuperação de esforço irão mostrar o progresso ou não de cada atleta em seu programa, sendo um fator importante relacionado a performance. O treinador conhecerá como o treinamento de endurance e de intensidade, está afetando esta importante capacidade.
- educação e motivação de atletas.
O teste de lactato se torna uma experiência educacional, já que o atleta aprende como seu corpo responde a várias formas de treinamento. Percepções de esforço recebem um novo significado já que o atleta começa a conhecer como vários níveis de esforço atuam em seu corpo.
Os atletas poderão mais facilmente diferenciar entre os vários sistemas energéticos os quais estão sendo treinados e como uma determinada sessão de treinamento afeta cada sistema. Eles irão saber porque perder certos treinos farão com que "andem para trás ". Vão entender também porque fazer trabalhos muita intensos pode ser prejudicial. Muitas vezes o atleta irá olhar para uma próxima sessão de testes como uma competição, na qual o objetivo é medir o seu progresso. Para o atleta, produzir valores melhores de lactato juntamente com uma melhora no tempo, torna-se um objetivo motivante, já que ele sabe que o lactato está ligado a uma boa performance.
Traduzido por C. Barks - Santa Cruz, Bolivia/L. Beretta - Sao Paulo, Brasil
Página principal | Página principal en Español | English Home Page